Muitas vezes, quando os clientes nos procuram, eles possuem apenas uma ideia ou uma intenção em mente. É nesse momento que entramos em ação, fornecendo orientações claras e estruturadas para transformar essas ideias em projetos concretos. Aqui está uma lista de etapas fundamentais para ajudar você a organizar e estruturar sua ideia e iniciar uma jornada de transformá-la em um projeto.
1) Apresentação: A apresentação é a porta de entrada do seu projeto. É um resumo conciso de todos os elementos-chave. Recomendamos escrever os demais itens primeiro e, em seguida, voltar a esta etapa para resumir-los de forma sucinta.
2) Objetivo Geral e Especifico O primeiro passo é estabelecer os objetivos, tanto o geral quanto os específicos. O objetivo geral é o propósito do projeto, onde se almeja chegar ao final. Definir claramente o que se deseja alcançar, quantificar, estipular o tempo e o local são elementos fundamentais. Como no exemplo: "Apresentar um (quanto) festival de dança (o que) no teatro x na cidade de São Paulo (onde) durante os dias 4 e 5 de maio de 2020 (quando)". Depois partimos para os objetivos específicos, os quais correspondem as ações que serão realizadas para contribuir no resultado do objetivo geral. As metas e indicativos do projeto estão diretamente ligados a esses objetivos.
3) Justificativa A justificativa do projeto também desempenha um papel crucial. É necessário identificar o problema que se pretende solucionar ou uma lacuna que se deseja preencher. Destaque o impacto positivo que o projeto pode gerar e como ele contribuirá para a resolução desse problema. Portanto, o primeiro passo é responder ''O que o seu projeto busca solucionar?''. Utilize argumentos para justificar a razão da realização do seu projeto, a sua importância e o propósito de sua existência.
4) Equipe e Parceiros Uma equipe competente e parceiros estratégicos são fundamentais para o sucesso do projeto. Monte um quadro com as funções-chave que precisam ser executadas no projeto e pense em profissionais experientes em suas devidas áreas que poderão compor esse quadro. E mais uma dica, nessa etapa vale também colocar os possíveis parceiros, aqueles negócios ou pessoas que você sabe que pode agregar e/ou aumentar a visibilidade do projeto.
5) Etapas e Cronograma de atividades
A definição das etapas e um cronograma de atividades é essencial para o planejamento eficiente. Listar todas as atividades necessárias, desde a pré-produção a pós-produção, até estabelecer prazos realistas, ajuda a evitar surpresas futuras.
6) Público-alvo
Conhecer o público-alvo é fundamental para o sucesso dos seus projetos culturais. Quanto mais informações foram adquiridas sobre o beneficiário das ações, mais eficazes serão as estratégias e previsões de orçamento.
7) Orçamento O aspecto financeiro também requer atenção. Orientamos a criação de um orçamento detalhado, às etapas e ao cronograma do projeto. Identificar as despesas necessárias, considerar os recursos financeiros e a remuneração dos profissionais envolvidos são etapas cruciais.
Lembrando que cada fonte de financiamento pode limitar porcentagens para determinado item, sendo necessário readequar a planilha orçamentária. A lista apresentada é apenas uma introdução à estruturação de projetos, dentro de cada um desses itens temos suas especificações e até mesmo necessidade de acrescentar outros itens, dependendo da ação/ produto proposto e para quem o projeto será enviado. Para realizar um projeto também é importante pensar no Plano de divulgação/comercialização, Plano de contrapartida, Plano de distribuição, contrapartidas entre outros.
Ainda tem dúvidas ou deseja saber mais sobre como estruturar um projeto cultural ou social? Entre em contato com o ATEAR e nossa equipe estará pronta para auxiliá-lo nessa jornada de transformar ideias em projetos impactantes.
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